Venâncio Mondlane deve “pôr os pés no chão” e unir-se a partidos do acordo diz Lourenço do Rosário

O académico Lourenço do Rosário afirmou que Venâncio Mondlane precisa “pôr os pés no chão” e entender que, para exercer oposição de forma eficaz, deve unir-se aos partidos políticos que assinaram o recente acordo com o Presidente da República. Segundo do Rosário, essa adesão daria mais substância a essas forças políticas e, ao mesmo tempo, legitimaria Mondlane dentro do cenário político nacional.
O académico destacou ainda que Mondlane possui a base social que falta aos outros partidos da oposição. As declarações foram feitas em reação ao encontro ocorrido no domingo entre o Presidente da República, Daniel Chapo, e o ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane.
Em entrevista ao Jornal O País, Lourenço do Rosário afirmou que a assinatura do acordo entre os partidos políticos e o Chefe de Estado foi marcada por um desequilíbrio.
“O acordo político assinado com os partidos políticos teve um peso desequilibrado, porque, do lado da Frelimo, havia todo o protagonismo de ter um presidente que é também Presidente da República e um secretário-geral de uma máquina poderosa como a Frelimo. Os outros partidos assinaram aquele acordo com um sentimento de orfandade, porque não tinham base social. São partidos reconhecidos, mas, no contexto atual, após as eleições de 9 de Outubro, estes partidos não têm base social. A base social estava com Venâncio Mondlane”, explicou o académico.
A análise de do Rosário surge num momento em que se discute o papel da oposição moçambicana e a possível reconfiguração de forças políticas no país.