Daniel Chapo Reúne-se com Venâncio Mondlane para Discutir Soluções para o País

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, reuniu-se este domingo com o ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane para “discutir soluções face aos desafios que o país enfrenta”, anunciou esta madrugada a Presidência da República em comunicado.
O encontro, o primeiro entre os dois divulgado publicamente desde o início dos protestos pós-eleitorais de outubro, ocorreu em Maputo e insere-se no “esforço contínuo de promover a estabilidade nacional e reforçar o compromisso com a reconciliação e a unidade dos moçambicanos”.
Segundo a Presidência, “a resolução da crise pós-eleitoral e o fortalecimento do Estado democrático são metas prioritárias para garantir um país mais justo e inclusivo”. O comunicado destaca ainda que o diálogo com Mondlane “simboliza a vontade de construir pontes e promover um debate aberto e construtivo”, representando um “avanço significativo na busca por um Moçambique pacificado e unido”.
Na mesma madrugada, Chapo partilhou uma foto do encontro na sua página oficial do Facebook, com a mensagem: *”Diálogo, diálogo, diálogo. Nossa missão, nossa prioridade”*.
A Presidência sublinhou que o encontro “reforça a necessidade de aprofundar a reconciliação e consolidar um ambiente político estável, essencial para o desenvolvimento socioeconómico”. O Governo, “guiado pelos princípios do Estado de Direito e dos direitos humanos”, mantém o compromisso de “promover a paz e a estabilidade”, refere o comunicado.
Esta reunião ocorre semanas após a assinatura, a 5 de março, do *Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo* entre Chapo e nove formações políticas que participaram nas sessões de diálogo até então realizadas. O acordo visa estabelecer princípios para um debate nacional, incluindo temas como revisão constitucional e governação, aguardando agora aprovação parlamentar.
Venâncio Mondlane, que ficou em segundo lugar nas eleições de 9 de outubro, não reconhece os resultados oficiais do pleito, marcado por contestação nas ruas.