Candidatos com Notas Abaixo de Três Valores São Admitidos em Universidades Públicas

Candidatos com Notas Abaixo de Três Valores São Admitidos em Universidades Públicas
Partilhe

De acordo com uma reportagem do jornal O País, algumas universidades públicas em Moçambique têm admitido estudantes com médias abaixo de três valores.

Instituições como a Escola Superior de Jornalismo e a Universidade Lúrio são exemplos dessa realidade. Orlando Quilambo, ex-reitor da Universidade Eduardo Mondlane, atribui o problema ao modelo de exame de admissão, que, segundo ele, não avalia adequadamente a qualidade dos candidatos.

Anualmente, milhares de estudantes concluintes do ensino secundário buscam vagas em instituições de ensino superior públicas, onde os exames de admissão são uma etapa crucial. No entanto, muitos desconhecem que é possível ser admitido mesmo com notas baixas, como três valores, dependendo da disponibilidade de vagas e do desempenho dos demais candidatos.

A Universidade Eduardo Mondlane, a mais antiga e renomada do país, utiliza um critério de seleção baseado na “melhor média ponderada das disciplinas de exame, até o limite das vagas disponíveis”. Esse mesmo método é adotado por outras instituições, como a Universidade Pedagógica, a Universidade Lúrio e a Escola Superior de Jornalismo.

Isso significa que, em cursos com alta demanda, como Jornalismo, se a maior média obtida for sete valores, todos os candidatos com essa nota ou abaixo dela podem ser admitidos, desde que haja vagas. Dados obtidos pelo “O País” mostram que, na Escola Superior de Jornalismo em Manica, as médias de admissão variaram entre 13 e 3,25 valores. No curso de Jornalismo, por exemplo, a maior média foi 11 valores, enquanto a menor foi 6,25. Já em Relações Públicas, houve admissões com médias de 12,3 e até 3,75 valores.

Na Universidade Lúrio, situada em Nampula, o cenário não foi diferente. Em 2025, as médias de admissão variaram entre 16,75 e 3,15 valores. No curso de Arquitetura e Planeamento Físico, um candidato foi admitido com 6,12 valores, enquanto em Engenharia Civil, a nota mínima para admissão foi 6,10. No curso de Turismo e Hotelaria, as médias oscilaram entre 8,15 e 3,15 valores.

Até mesmo cursos tradicionalmente exigentes, como Medicina e Enfermagem, registraram admissões com notas baixas. Um estudante foi admitido em Enfermagem com 6,40 valores, enquanto em Administração e Gestão em Saúde, a média mínima foi 3,50.

Ilídio Madivadua, docente universitário, afirma que essa realidade não é nova e reflete a situação de muitas instituições de ensino superior no país. Para ele, o sistema de admissão atual precisa ser revisto para garantir a qualidade dos estudantes ingressantes.


Partilhe

Rovuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *