Ultimate magazine theme for WordPress.

Filme “Ecos” de Gigliola Zacara rende 20 mil meticais como o mais assistido no Net Kanema

"Ecos" de Gigliola Zacara

 

Por: Daniel Jacinto

O filme “ECOS”, sob a direção de Gigliola Zacara, emergiu como vencedor em um concurso de cinema ao obter o maior número de visualizações durante o mês de Dezembro.

Essa conquista rendeu a Zacara um prêmio de 20 mil meticais. Com uma narrativa envolvente e habilmente executada, o filme não apenas demonstrou sua qualidade técnica, mas também capturou a atenção e o interesse do público, evidenciando o talento do diretor em criar uma produção que ressoou com a audiência.

Essa vitória não apenas reconhece o mérito do trabalho de Zacara, mas também destaca a importância de histórias bem contadas e produções cinematográficas de qualidade, reforçando o potencial do cinema como meio de entretenimento e expressão artística, capaz de atrair e emocionar o público de Moçambique.

O filme documentário ECOS, de Gigliola Zacara, que estreou-se na plataforma de streaming Netkanema durante o mês de Novembro, vence o Prémio de filme mais assistido do mês de Dezembro. De referir que o mesmo também foi considerado o filme mais assistido do mês de Novembro, pelo mesmo canal.
O NetKanema é uma plataforma de streaming criada com o objetivo de divulgar e promover conteúdos audiovisuais e cinematográficos moçambicanos, sendo o principal foco o cinema e de seguida programas de televisão, festivais de cinema e eventos culturais e recreativos em directo (live).
O filme documentário «ECOS» estreou-se no formato presencial durante o mês de Agosto, tendo realizado um total de 21 exibições presenciais em vários espaços da Cidade e Província de Maputo, a refenciar: Centros Culturais, Estabelecimentos penitenciários, Universidades, Bairros suburbanos, Organizações da Sociedade Civil, com maior destaque para a sua exibição na Procuradoria Geral da República e na XI Edição do Festival Nacional de Cultura. É com certeza o filme moçambicano mais assistido do ano 2023, como também o mais promovido e divulgado na mídia nacional e internacional.
«ECOS» é uma co-produção do Centro de Recriação Artística, 7 Ofícios-Rede de Mulheres Artistas e Gigliola Zacara – Comunicação & Imagem. A sua produção contou com o financiamento do CESC – Centro de Apredizagem e Capacitação da Sociedade Civil através do programa ALIADAS – Woman Voice and Leadership Mozambique, uma iniciativa do departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá.
SINOPSE
«ECOS» traz à luz depoimentos corajosos de mulheres que foram vítimas de violência baseada no género e que se encontram em reclusão no Estabelecimento Penitenciário Preventivo da Cidade de Maputo, mais conhecido como Cadeia Civil.
Este filme não nos oferece apenas uma visão poderosa dessas histórias, mas também nos lembra da resiliência e da força dessas mulheres que enfrentaram desafios tão difíceis