Ultimate magazine theme for WordPress.

Tamyris Moiane passa maior vergonha por cantar sua própria música em Changana sem saber o significado

Tamyris Moiane - Lirandzo

 

Por: Jeremias Gotine

Em Moçambique muitas “celebridades” que nasceram e vivem na cidade de Maputo, quando estão nas grandes televisões dizem não saber falar Changana, uma língua tradicional do sul de Moçambique (Maputo, Gaza e Inhambane).

Recentemente o casal que perante a presença do músico e compositor angolano Yuri da Cunha, disse que não sabe falar changana é de New Chung e Matilde Conjo e o mais engraçado nessa luxúria de não saber falar changana, é que a cantora Matilde Conjo desde que começou a cantar, todas as suas músicas são gravadas em changana, motivo este que deu o que falar nas redes sociais, onde os internautas acusaram a cantora de não valorizar as línguas locais de Moçambique.

Quando tudo parecia estar calmo sobre saber e não falar changana, este domingo, no programa “Moçambique em Concerto” a cantora Tamyris Moiane que é considerada menina de ouro por ter uma voz que até encanta os Deuses, fez a estreia oficial da nova música intitulada “Lirandzo” que em português significa “Amor”.

E para dar mais detalhes sobre o significado da música, o apresentador Gabriel Júnior perguntou a cantora qual seria o significado na sua canção.

Em resposta, a Tamyris Moiane foi clara e simples ao responder que não sabe falar changana, mas pelo menos sabe que a sua música expressa poeticamente uma história de amor.

As declarações da Tamires Moiane começaram por não agradar a plateia que acompanhava a estreia na música no teatro avenida, na cidade de Maputo, e imediatamente a plateia começou a zombar da Tamyris, pois ninguém acredita que uma pessoa que nasceu em Maputo não saiba falar changana, enquanto muitos falam esse idioma local.

Os dizeres da Tamyris Moiane mereceram também debates nos grupos de WhatsApp e Facebook, alegando que está se achando xique e sabe falar changana, sim.