Duas Caras fala à BBC “Além do Afrobeat, quero experimentar Amapiano e kwassa Kwassa”
Por: Jeremias Gotine
Fluente em inglês? O artista moçambicano, Duas Caras, conhecido por sua influência na cena musical, foi destaque em uma entrevista no programa” This is Africa” da BBC World Service, totalmente conduzida na língua inglesa.
Durante a conversa de pouco mais de 15 minutos, o artista compartilhou aspectos de sua trajetória musical, desde o início de sua carreira no hip-hop até sua recente transição para o gênero Afrobeats.
Duas Caras, cuja carreira é marcada por sucessos tanto em grupo quanto em carreira solo, falou sobre os desafios e aprendizados que moldaram sua jornada. Ele destacou a importância de se adaptar às mudanças do mercado musical e a influência da cultura africana em seu trabalho. A transição para o Afrobeats, segundo o artista, foi uma resposta natural à evolução da música contemporânea no continente, e uma forma de se conectar ainda mais com as raízes culturais de Moçambique e de toda a África.
Além de refletir sobre seu percurso, Duas Caras também compartilhou sua visão sobre o futuro da música africana, expressando otimismo quanto ao crescimento e à globalização do som africano. Ele acredita que a música do continente continuará a ganhar espaço no cenário internacional, impulsionada pela criatividade e diversidade dos artistas africanos, De acordo com Apathany.
Quando perguntado sobre qual seria a sua música marcante na era hip-hop, Duas Caras citou o tema “País da marrabenta”, justificando a qualidade de conteúdo abordado em formato musical.
Ainda no bate papo, Kara Boss falou de adrenalina envolvida em Afrobeat e deixou espacar que poderá exprimentar Kwassa kwassa, uma dança criada por Jeanora, uma mecânica em Kinshasa da República Democrática do Congo, que começou na década de 1980, onde os quadris se movem para frente e para trás enquanto as mãos se movem para seguir os quadris.
Inclusive, Amapiano, um gênero musical sul-africano retirado da palavra zulu para “pianos”, é um subgênero do kwaito e da house music que surgiu na África do Sul em meados da década de 2010. É um híbrido de deep house, gqom, jazz, soul e lounge music caracterizado por sintetizadores e linhas de baixo amplas e percussivas.
Clica na imagem e curte e entrevista completa