Declarante Felisberto Manuel diz que assumiu a EMATUM já falida
O DECLARANTE Felisberto Manuel disse em sede de julgamento do caso das dívidas não declaradas que assuniu o cargo de Presidente da Comissão Executiva da EMATUMquando esta já estava falida.
Ouvido hoje, pelo segundo dia depois da sua audição de ontem ter ido para além da meia noite, Felisberto Manuel disse que assumiu o cargo em substituição da também declarante Cristina Matavel, e que não chegou a ler o contrato da sua constituição.
Segundo explicou o décimo sétimo declarante, a falência da EMATUM deriva de erros cometidos na própria criação e, sobretudo, na compra de barcos sem respeitar normas internas, o que obrigou a sua readaptação. Para ele, os barcos não valiam 22 milhões de dólares conforme consta do contrato de fornecimento com a Privinvest.
“Logo, o preço das embarcações estavam muito acima daquilo que era o valor no mercado para barcos com as mesmas dimensões. Igualmente, o salário dos 200 trabalhadores da EMATUM estavam acima do praticado na pesca a nível nacional, o que tornava deficiente o seu funcionamento. O salário não correspondia a produção” – disse o declarante que auferia pouco mais de 400 mil meticais de salário.
Fonte: Jornal Noticias