Alunos queixam-se de estar a enfrentar dificuldades para estudar à distância

Muitos alunos, na capital do país, queixam-se de estar a enfrentar dificuldades para estudar à distância. Por sua vez, os encarregados de educação dizem ser difícil manter os alunos dentro de casa.

Na cidade de Maputo, as ruas são, para muitas crianças e jovens, um refúgio para aliviar o confinamento, embora sejam espaços de muito risco de contaminação da pandemia da COVID-19.

Com a eclosão da terceira vaga do novo Coronavírus, cada dia mais agressiva, quase tudo ficou parado, incluindo os sonhos de algumas crianças que ficaram adiados.

Franquilino Timóteo é exemplo disso. Tem apenas nove anos e quer ser agente da polícia quando crescer. Franquilino sabe que a escola é o caminho pelo qual vai realizar o seu sonho.

Agora em que as escolas foram encerradas, o menino vai nutrindo os seus sonhos na base da leitura, na qual também procura encontrar a resposta do porquê as coisas tinham de ser do jeito em que estão.

A casa do Franquilino fica no bairro de Chamanculo “B”. Encontrámo-lo com um livro de português ao colo. Devagar e devagarinho, o petiz lia o texto cujo título é “Escola”: Para “Franque”, melhor título igual não existe.

“Quero ser agente da polícia. As escolas estão fechadas, mas nada posso fazer, todas as crianças estão em casa, pois a situação da pandemia é uma ameaça para todos”, disse Franquilino, ciente da gravidade da pandemia.

O dia-a-dia de Franquilino não tem sido fácil, mas a sua irmã, com quem mais tempo passa, é o seu porto seguro. Maria Júlio contou-nos o esforço que faz para o menino não perder o foco.

“Não é fácil lidar com a criança. Ele, quando vê os seus amigos a brincarem, também corre para se juntar, mas sempre arranjo uma forma de o manter dentro e evitar que se exponha ao risco de contágio pela CoVID-19”.

Além do papel de irmã, Maria é também estudante e tem que se adaptar às aulas à distância, à semelhança do Faisal. Engana-se quem diz que é fácil, mas desistir jamais.

“Não tem sido fácil ter aulas à distância, mas de uma coisa tenho certeza – jamais vou desistir”, sentenciou-se-lhe Maria Júlio.

O dia-a-dia de Faisal Cumaio mudou profundamente. A sua rotina está dividida entre as quatro paredes do seu quarto e aulas “online”. Residente no bairro da Malhangalene “B”, Faisal tem o basquetebol o seu desporto preferido, mas sabe que deve evitar contacto físico.

“Depois das aulas, ou fico a conversar com os meus amigos, ou dou os toques de bola aqui mesmo dentro do quintal. Não posso sair, devo aguentar enquanto a situação durar”, disse Faisal.

Vânia Dimande é mãe de Denis Tonela. Tanto para o seu filho como para si, os dias ficaram difíceis. A encarregada de educação fala, também, de vezes em que não consegue dinheiro para adquirir as fichas de leitura.

“Faço acompanhamento das aulas da criança. Para facilitar a interacção com os encarregados de educação, a professora do menino criou um grupo na rede social. Até aí tudo bem, o problema é quando nos falta dinheiro para adquirir as fichas”, disse.

Com as escolas fechadas, crianças e jovens são mais vulneráveis às tentações e, entre o stress e as incertezas, sabem que é preciso muita cautela.

Incertezas e medo à parte, crianças e jovens nutrem esperanças de dias melhores, que o diga Franquilino Timóteo, que, através da nossa reportagem, deixou uma mensagem às outras crianças: eu estudo muito para alcançar os meus sonhos, também quero que estudem igual a mim, um dia tudo passa e as portas da escolas voltarão a abrir”.

O PAIS

Simply put, antibiotics are poisons that are used to kill. Only licensed physicians can prescribe them ordering antibiotics online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans order prednisone. Some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (NSAIDS) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy propecia on line we,ve talked about the link between fungus and human disease azithromycin purchase online given their ability to alter intestinal terrain, antibiotics also likely contribute to leaky gut syndrome. Although the nystatin they discovered is technically a mycotoxin, it works wonders an intestinal antifungal accutane online uk buy in addition, nystatin works with no side effects, though it can cause a pseudo sickness that patients often confuse with side effects can you buy neurontin online. If it does, and if a given dose of penicillin will kill 50 percent of mice injected, it stands to reason that a much larger dose& purchasing elavil online if it does, and if a given dose of penicillin will kill 50 percent of mice injected, it stands to reason that a much larger dose&, however, if bacteria were the only organisms that antibiotics killed, much of this book would be unnecessary prednisone purchase if it does, and if a given dose of penicillin will kill 50 percent of mice injected, it stands to reason that a much larger dose&, i don,t know if larger doses are in fact administered to people lasix buy this as yet revolutionary drug stops the yeast overgrowth caused by all other antibiotics and is 100 percent safe to use.