Leão é o rei do drible, Nuno Tavares e Vitinha ao nível de… Kvaratshkelia

Rafael Leão tem sido o rei da finta na Serie A italiana. O internacional português, que ainda ontem voltou a mostrar toda a sua qualidade diante da Polónia, lidera por alguma distância no que diz respeito aos dribles bem-sucedidos. São já 16 para o extremo do Milan, mais três do que Florian Thauvin (Udinese), Dodô (Fiorentina) e Reda Belahyane (Hellas Verona), de acordo com os dados estatísticos recolhidos pelo sofascore.

O jovem Nico Paz (Como), Daniel Maldini (Monza) e Gaetano Oristanio (Veneza) somam 12. Já Kvicha Kvaratskhelia (Nápoles), os portugueses Nuno Tavares (Lazio) e Vitinha (Génova) e Moise Kean (Fiorentina) apresentam 11 cada. O lateral-esquerdo luso é mesmo o jogador com mais assistências na liga (5), à frente de Romelu Lukaku (4), Rafael Leão, o ex-Benfica David Neres e Darko Lazovic (estes últimos com 3).

O registo de Marcus Thuram como melhor marcador, ao lado de Mateo Retegui, com sete golos, impressiona ainda mais pelos expected goals, ou golos esperados: apenas 2.6xG contra 5.19xG do avançado da Atalanta.

Dusan Vlahovic (Juventus), que está na linha nos expected goals (5 contra 5,57xG), é aquele que mais oportunidades claras tem desperdiçado (8), à frente de Valentín Castellanos (7). Rafael Leão já deixou fugir cinco, tantas quanto Moise Kean e Tammy Abraham (Milan).

Nikola Krstovic, do Lecce, é o jogado que mais remata, embora dos 32 tiros apenas tenha conseguido dois golos (2.71xG). Moise Kean leva 28, Kvaratskhelia 27 e Vlahovic 26. Rafael Leão tem 23.

O maior número de passes decisivos pertence a Federico Dimarco (Inter), com 18, mais um do que Christian Pulisic (Milan) e dois que Dennis Man (Parma) e Antonino Gallo (Lecce). Leão tem 15, tantos quantos Mattia Zaccagni (Lazio). O médio alemão Yannik Engelhardt lidera na percentagem de passes bem-sucedidos (97.62%), porém com uma pequena amostra (41). O central Federico Gatti, da Juventus, é o líder moral, com 96.37%, ou seja 319 conseguidos.

No momento defensivo, Mattia Viti (Empoli) lidera em desarmes (26), Pablo Mari (Monza) em interceções (17) e Ardian Ismajili (Empoli) em alívios.

No que diz respeito aos guarda-redes, destacam-se os quatro jogos sem sofrer golos de Michele Di Gregorio (Juventus), tantos quanto os de Devis Vásquez (Empoli). O ex-Benfica Mile Svilar (Roma) leva três. David de Gea (Fiorentina) foi o único a defender mais do que um penálti (2), com Vajna Milinkovic-Savic (Torino), Mike Maignan (Milan), Devis Vásquez, Yann Sommer (Inter), Pierluigi Gollini (Génova) e Lukasz Skorupski (Bolonha) a salvar um tiro dos 11 metros.

Maduka Okoye (Udinese) lidera nas defesas na sua área (18), enquanto Mike Maignan tem saído mais vezes da mesma para intervir (7). (A bola)

Publicar comentário