Ultimate magazine theme for WordPress.

Paulina Chiziane nomeada entre as 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC

100 mulheres mais influentes do mundo - BBC

 

A BBC revelou sua lista de 100 mulheres inspiradoras e influentes no mundo para 2023. Entre elas estão a advogada de direitos humanos, Amal Clooney, a estrela de Hollywood, America Ferrera, a ícone feminista, Gloria Steinem, a ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, a proprietária de empresa de cosméticos Huda Kattan e a jogadora de futebol vencedora da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí.

Num ano em que o calor extremo, os incêndios florestais, as inundações e outros desastres naturais dominaram as manchetes, a lista também destaca mulheres que têm trabalhado para ajudar suas comunidades a enfrentar as alterações climáticas e a agir para se adaptar aos seus impactos.

Na lista, encontramos um nome muito importante em Moçambique, Paulina Chiziane, uma escritora de mão cheia.

Paulina Chiziane
Paulina Chiziane

Com seu livro de estreia lançado na década de 1990, Balada de Amor ao Vento, Paulina Chiziane tornou-se a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique.

Criada nos arredores da capital de Moçambique, Maputo, Chiziane aprendeu português numa escola católica. Estudou línguas na Universidade Eduardo Mondlane, mas não chegou a se formar.

Seu trabalho foi traduzido para vários idiomas, como inglês, alemão e espanhol. Com o livro A Primeira Mulher: Um Conto de Poligamia, ganhou o moçambicano Prêmio José Craveirinha.

Mais recentemente ganhou o Prêmio Camões, considerado o mais prestigiado de escrita em língua portuguesa. (BBC)

Ver mais