Ultimate magazine theme for WordPress.

“Críticos de Bob Sam aplaudem hit (Sensational) de Chris Brown porque não entendem inglês” – Jeremias Gotine

Chris Brown Sensational

Por: Jeremias Gotine

A imprensa parou! Os fãs boquiabertos! Os analistas com papel e caneta! Os DJ’s fazem a festa! – Acredito que este é o cenário que se vive na terra de Samora Machel por conta de um número musical encabeçado pelo famoso rapper Sob Sam, auto intitulado Rei de Maputo.

O seu último lançamento leva o título “D0gStyle”, a primeira impressão em televisão foi no programa “Batidas” apresentado por Puto Aires na TV Sucesso.

Em poucos minutos de actuação naquela estação emissora televisiva, os intelectuais recorreram ao gravador de tela para registar o momento e compartilhar, rapidamente, a performance. Afinal de contas, é proibido ficar sem megas em Moçambique, país onde o meme é pão de cada dia.

“Lixo” – este é o resultado de análise feita por críticos “entendedores da arte” por cima da obra de Bob Sam, da mesma forma que aconteceu com o hit “Yaba Buluku” de DJ Tarico, que nais tarde caiu na graça do público internacional.

Falando em internacionalização; Há um hit de Chris Brown com 12 milhões de visualizações no YouTube. Nesta canção há muito palavrão, mas parece que em Moçambique está passando despercebido.

Trata-se do som “Sensational” de Chris Brown, no qual o artista global canta coisas quentes, porém os moçambicanos não ousam criticar, negativamente, se calhar porque não entendem a língua inglesa.

Como venho dizendo em outros fóruns. Em Moçambique consome-se muita coisa de fora sem conhecer o seu verdadeiro significado, musicalmente falando.

Vários hits do Tik Tok não são bonitos quando pegos e traduzidos estrofe por estrofe. Enfim! A hipocrisia. Como diria Clemente Carlos – “é uma situação demasiada complicada, portanto faça o seu juízo”.