“Se Azagaia fosse corrupt0 teria sido o artista mais rico de Moçambique” – diz Fred Jossias
Azagaia e Fred Jossias
Por: Jeremias Gotine
O rapper moçambicano Azagaia deixou o mundo dos vivos no mês de Março deste ano, mas as suas obras musicais e ensinamentos ficaram na terra.
Em vida, Azagaia foi um mensageiro do povo e inimigo do governo, cantava o que todos queriam ouvir, menos o sistema; Devido às suas músicas de intervenção social, já foi notificado para prestar declarações na Procuradoria Geral da República de Moçambique.
Edson da Luz foi muito bloqueado neste país, até os artistas que o convidavam para participar nas suas obras, não eram dados patrocínios quando se descobrisse que há seu nome no projecto.
Apesar de várias barreiras, Mano Azagaia teve um amor especial no coração do povo, a prova disso foi notória no seu último adeus, onde muitos descobriram o quão era importante ver e ouvir Azagaia.
Na edição desta quarta-feira, Fred Jossias comentou sobre a lenda, tendo dito publicamente que:
“Se Azagaia fosse corrupto teria sido o artista mais rico de Moçambique. Azagaia deixou tudo, abandonou tudo, não é fácil ser Azagaia, para ser ele é preciso deixar tudo, ele fez aquilo sabendo das consequências, por isso tivemos um Azagaia que morreu numa casa humilde com um muro não rebocado. Vivia na Matola porque não era corrupto, se fosse corrupto seria muito rico, andava de carro simples, Azagaia não aceitava, ele cantava as verdades que o povo queria saber. Então, Rei Bravo eu sei que você tem projectos de vida, por isso não será como ele, você trabalha no estado, Azagaia estava para o povo, ele sacrificou a vida dele, não é fácil ser ele, os artistas moçambicanos falam com a barriga, em pleno barulho das eleições autárquicas, alguns artistas estão a lançar team widas”. Disse Fred Jossias.