Ultimate magazine theme for WordPress.

Vídeo de Carlos e Zaida Chongo atinge 3 milhões de visualizações no YouTube

Carlos e Zaida Chongo

Por: Elves Mucachua

O falecido casal moçambicano, Carlos e Zaida Chongo, natural da província Gaza, foi uma das melhores duplas da história da música no país, embora tenha partido cedo; Estes dois artistas foram sem sombra de dúvida os grandes representantes da cultura moçambicana na diáspora.

O casal arrastava multidões e o seu sucesso foi alcançado por fazer músicas com excelente mensagem, que retratavam o quotidiano e realidade vivida por muitas pessoas. Já passam 19 anos, que o casal não está entre nós, mas o seu legado continua a ser ouvido por muitos.

Esta quinta-feira, o portal MOZ ANIMA fez uma visita ao museu digital, YouTube, onde pesquisou e constatou que a música do casal que até hoje deixa saudades “Sibo” alcançou a marca de mais de 3 milhões de visualizações, para dizer que as obras do casal são imortais.

Na mesma plataforma de streaming, a música “alfândegas” cantada pelo saudoso casal Chongo conta com mais de 1 milhão de visualizações, também a música “A Awanuna Ufela khwatini” tem 1 milhão e 900 mil de visualizações.

Importa lembrar que, em vida, este foi o casal que mais fez sucesso em Moçambique, em termos de espectáculos também era líder, mas e depois alguns problemas conjugais, o casal decidiu separar-se e cada um seguiu a sua vida, e segundo algumas informações, a Zaida Chongo começou a seguir uma vida muito difícil pois consumia álcool demasiadamente, e veio a perder a vida vítima de doença, passado algum tempo, o Carlos Chongo perdeu a vida, deixando os seus filhos, que actualmente são cantores.