“Rei da Marrabenta é Funny Pfumo…Dilon Djindji é príncipe” – diz Wazimbo
Wazimbo e o rei da Marrabenta?
Por: Jeremias Gotine
O género musical Marrabenta é um dos estilos musicais mais antigos e tradicionais de Moçambique. Marrabenta já era feita antes da independência, ou seja, os artistas da velha guarda faziam Marrabenta no tempo colonial.
Apesar de ser um estilo que até hoje é feito pela nova geração, ainda reina a polémica de quem teria sido ou rei da Marrabenta. Entretanto, quando se discutia sobre o assunto, Dilon Djindji Djidji levantava a voz e dizia que ele era o rei da Marrabenta, mas os seus colegas nunca concordaram com a sua auto-consideração.
Para quem ainda é novo nesta matéria, pode até pensar que alguns reis da marrabenta são músicos: António Marcos, Xidiminguana e Wazimbo, mas pelo incrível que pareça, os artistas acima mencionados nunca se intitularam reis da Marrabenta.
Para esclarecer de uma vez por todas, no domingo, o músico e compositor Wazimbo disse no programa “Moçambique em Concerto” que em Moçambique o único rei da Marrabenta que já existiu e que foi conhecido por todos, foi o saudoso músico Funny Pfumo, pois em prol da Marrabenta fez grandes obras musicais.
No programa das famílias moçambicanas, Wazimbo explicou igualmente que, Dilon Djindji Djidji na marrabenta é um simples príncipe e não rei como ele se intitula por aí.