Ultimate magazine theme for WordPress.

Vídeo “Yaba Buluku Remix” com Burna Boy custou mais de 1 milhão de meticais 

“Yaba Buluku” vídeo mais caro?

Escrito por: Elves Mucachua

Apesar de não haver nenhuma editora musical em Moçambique, o que realmente torna o mercado frágil, os artistas estão a tentar se virar a sua maneira. Diz-se que música nacional, cresceu muito nos últimos tempos. Há artistas que estão a viver somente de arte, sinal de que aos poucos, as futuras gerações se investirem seriamente vão ser bem-sucedidas como noutros países.

Actualmente, já não há motivos de lamentações no que diz respeito a qualidade da música moçambicana, os artistas estão a investir duramente nas suas obras, e quem também faz um dos investimentos mais gordos na música, é o grupo (Yaba Buluku Boyz), composto por Nelson Tivane, Preck e DJ Tarico.

Na semana passada, Nelson Tivane, disse ao apresentador Zé Pires, que o vídeo “Yaba Buluku” custou mais de 1 milhão meticais e mesmo assim, diz que este 1 milhão e 100 mil meticais é muito pouco, comparando com Burna Boy, porque este gasta mais de 50 mil dólares a 100 mil dólares para filmar um vídeo, então, para estar no mesmo nível deles é preciso investir muito carro.

“Em Moçambique nós não estamos a tocar, então, vale a pena não actuar do que ser humilhado com o promotor de evento, estes querem pagar muito pouco, o último vídeo gastamos 1 milhão e 100 mil meticais e depois o promotor vai nos chamar para dar 30 mil meticais, somos três membros, e neste valor temos que tirar dinheiro para nosso agente, o investimento é muito grande para ter um retorno financeiro muito baixo.”

“O nosso investimento compensa muito, porque para estarmos no nível do Burna Boy, é necessário investir o que ele investe para aquela plataforma, 1 milhão e 100 mil é pouco, porque ele já investe acima de 100 mil dólares, e lá, você não precisa levar nada, você chega no local das gravações, encontra roupa, maquilhagem, modelos, dançarinos e tudo você encontra lá, você só sai de casa com roupa simples e chega lá e faz um vídeo de alta qualidade.”

“O marketing conta muito, a música é 40% do plano e marketing é 60%, desde “Yaba Buluku” estamos a trabalhar desta forma, lá fora o vídeo ganha muito dinheiro; Tvs pagam pela utilização do vídeo, são as plataformas que mais pagam, mas só pagam quando o vídeo é mais bom”. Afirmou Nelson Tivane.