Yango em conversações com o INTIC, IP para registar-se como fornecedor de serviços digitais em Moçambique

Maputo, 3 de Julho de 2023 – A Yango, serviço internacional online de mobilidade urbana, encontra-se neste momento em conversações com o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP para se registar junto da instituição. No passado dia 16 de Junho, o representante da Yango em Moçambique, Mahomed Adam, reuniu-se com o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, IP Prof. Doutor e Eng. Lourinho Chemane, para apresentar em detalhe os serviços e modelo de negócio da plataforma digital de mobilidade urbana.

Como resultado do encontro, e como passo fundamental do processo de registo, a Yango comprometeu-se em submeter ao INTIC, IP o projecto da plataforma, para apreciação das entidades competentes. Segundo o Prof. Doutor Eng. Lourinho Chemane, “para a missão do INTIC, IP como regulador de TIC em Moçambique, a questão técnica, legal, de segurança de dados pessoais e dos respectivos utilizadores dos aplicativos é determinante para a tomada de qualquer decisão sobre a matéria”.

O PCA do INTIC, acompanhado na reunião pelos membros do Conselho de Administração, Directores e outros quadros, realçou também que a reunião se enquadra nos esforços das autoridades do Estado para assegurar um ambiente de negócio competitivo e seguro para todos, objectivo partilhado pela Yango, e reiterado pelo seu representante durante o encontro.

Mahomed Adam aproveitou a oportunidade para também saudar estas interacções com o INTIC, IP comprometendo-se a submeter o plano solicitado pela entidade, como um passo em diante para que a Yango continue a dar um contributo significativo para a modernização e digitalização de Moçambique.

Os contactos entre a Yango e o INTIC, IP ocorrem num momento em que está em processo de elaboração o Regulamento de Registo e Licenciamento de Prestadores Intermediários de Serviços Digitais e
Plataformas Digitais.

De acordo com a Lei das Transacções Electrónicas, a disponibilização do aplicativo Yango qualifica a empresa como Prestadora de Serviços de Intermediação, nos termos do artigo 13.º da mesma lei, carecendo do seu licenciamento junto do INTIC, IP.

É importante ressaltar que o Regulamento de Registo e Licenciamento de Prestadores Intermediários de Serviços Digitais e Plataformas Digitais ainda se encontra na fase de elaboração e está disponível no site oficial do INTIC, IP auscultação e consulta pública.

Entretanto, como regulador de TIC, nada obsta que o INTIC, IP, possa registar os aplicativos do ecossistema digital, nos termos da Lei.Nos últimos meses, a Yango teve a oportunidade de apresentar os seus serviços a várias instituições governamentais, incluindo o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Durante essas apresentações, a Yango demonstrou o seu compromisso em respeitar e cumprir todas as exigências legais necessárias, além de continuar a investir no desenvolvimento do sector de tecnologia do país, e de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana.

A Yango é uma plataforma digital internacional que visa facilitar o transporte seguro, eficiente e conveniente para cidadãos em mais de 20 países onde opera. A plataforma digital da Yango visa conectar operadores de transporte com os seus potenciais clientes.

Sobre a Yango

A Yango, empresa internacional de tecnologia, fornece serviços de mobilidade e entrega por meio de seu super-aplicativo em mais de 20 países em África, na América Latina, Europa e no Meio Oriente. Com forte presença em África, a Yango tem se destacado como uma dos grandes players locais desde a sua criação, em Junho de 2018.

Juntamente com serviço internacional online de mobilidade, a Yango oferece entrega de produtos sob demanda e de comida de restaurantes em vários países do continente.

A visão da empresa foca-se nos factores segurança, acessibilidade para passageiros e ganhos consistentes para motoristas e empresas de transporte parceiras.