Água da chuva forma novo “oceano índico” nos bairros da cidade de Maputo e Matola
É sobejamente sabido por todos que nas cidades de Maputo e Matola, a chuva não é bem-vinda. Nestas duas cidades, quando cai uma pequena chuva causa problemas grandes na vida das pessoas que nelas habitam, a situação fica mais grave e péssima quando a chuva é de grande intensidade, as ruas ficam completamente intransitáveis.
Neste mês dos Heróis, a chuva vem mesmo para revelar que os bairros de Maputo e Matola estão podres, pior que tudo está apertado. Com essa chuva que caiu na madrugada, deixou os bairros com água estagnada em todos os cantos.
Ao acordar na manhã desta quarta-feira, de tanto as ruas estarem cheias de água, parecia que estava-se formar novo oceano índico nos bairros da Matola e Maputo, e não só, algumas pessoas tiveram que acordar antes do sono acabar para tirar água dentro das residências e porque a mesma água da chuva não encontra drenos suficiente para evacuação da mesma.
Nos locais acima mencionados, a água demora muito tempo para se absorver, com isso, pode-se dizer que os casos da cólera e malária vão subir drasticamente, sinal de que é o momento para Conselho Municipal começar a pensar no bem-estar do cidadão que paga quase todos impostos pelo bem de Maputo, mas o quando a chuva chega txuna coisas para envergonhar os governantes confiados pelo público.
Em alguns bairros, há crianças que não vão poder ter a liberdade de brincar nas ruas, porque a água ocupou todas ruas.
Embora seja um sofrimento para outros, há quem viu oportunidade de fazer negócio de carregar nas costas pessoas que vão nos seus postos de trabalho, e como não querem molhar, pagam dinheiro para ter acesso outras ruas.